TEM (Thermal Deburring)
(Rebarbação Térmica)
O cumprimento das normas de qualidade para superfícies com acabamento em componentes complexos pode ser um desafio para a indústria de manufatura, especialmente quando o tempo de produção é um fator crítico.
O processo de acabamento oferecido pela EXTRUDE HONE®, atinge completa rebarbação e remoção de vazamentos de injeção de uma maneira altamente eficiente.
O processo TEM utiliza a combustão de gás metano dentro de uma câmara pressurizada para remover rebarbas assim como incrustações ou contaminantes ocultos de componentes usinados através de uma reação de oxidação.
Como o processo TEM funciona:
- A proporção entre combustível e oxigênio e o nível de pressurização é determinado com base na taxa de transferência de calor do material do componente, rebarba ou espessura da incrustação e tamanho do lote.
- Um sistema de ignição por faísca cria o calor necessário para inflamar os gases comprimidos. Isso resulta em uma onda de calor atingindo 6.000°F por apenas alguns milissegundos.
- Devido ao fato das rebarbas ou incrustações serem muito menores do que o componente, elas atingem o seu ponto de autoignição instantânea e são oxidadas na câmara rica em oxigênio muito antes do componente pode ser prejudicado.
- A massa do componente atua como um dissipador de calor durante o processo de oxidação.
- Os gases cercam todas as rebarbas e incrustações, permitindo a sua remoção completa, independentemente da localização do componente. Isto resulta num componente livre de quaisquer partículas soltas.
- As rebarbas removidas formam um pó de óxido que é redistribuído através da superfície do componente como uma película seca frouxamente ligada que não está quimicamente vinculada.
- Cada componente a ser rebarbado ou retirado as aparas é mantido solto dentro de um cesto para fins especiais (partes não críticas) ou fixado numa placa e, em seguida, colocado no interior da câmara de combustão para o processamento.