Introdução Automação
Como o sistema é constituído apenas por um SmartMotors, uma fonte de energia e um micro computador, a sua montagem e manutenção dispensa mão de obra especializada. No caso de manutenção, basta ter um SmartMotor de reserva para praticamente eliminar o tempo de máquina parada.
Para aplicações até seis eixos, a Animatics desenvolveu um software chamado SMNC que utiliza os códigos G sempre utilizados nas máquinas CNC e portanto muito conhecidos. Neste caso, o sistema será controlado por um micro computador onde o software coloca uma tela igual ás telas usadas nas máquinas CNC. A programação é feita da mesma maneira.
Todo conjunto será formado por um micro computador, o software, uma fonte de energia, o cabeamento e os SmartMotors. Conforme visto, a utilização do sistema é muito simples mas todo SmartMotor vem acompanhado da garantia da assistência técnica dada pela Hontech e pela Animatics. Estamos do seu lado para descomplicar a utilização do servo motor.
Para descomplicar a utilização de servomotores, a Animatics desenvolveu o SmartMotor que incorpora numa só peça, integrando o sistema do servo motor com o motor, encoder, amplificador, e controle, através de portas de comunicação RS232/RS485 e IOs.
Cada conjunto é uma unidade autônoma que pode ser ligada a outras unidades. A programação é feita com auxílio de um microcomputador que pode ser um laptop. Uma vez feito o download do programa, o microcomputador pode ser retirado. Um dos motores passa a ser o mestre onde está o programa residente. Os outros são escravos e são portanto controlados pelo mestre.
A linguagem utilizada é Basic mas como opção para aplicações sofisticadas, a programação pode ser feita em Visual Basic ou C++. Junto com o motor, vem um software, o SMI, que é gratuito e que após a sua instalação em um computador, torna possível as opções de programação acima.