ECM (Electrochemical Machining)
(Usinagem Eletroquímica)
Fabricação de superfícies de alta precisão de forma eficiente com o tempo mínimo de acabamento da peça de trabalho é um objetivo primordial de engenheiros de produção que trabalham em áreas como a aeroespacial, transporte e energia. Os componentes que têm formas complexas com tolerâncias de acabamento muito baixas são muitas vezes necessários. Os efeitos do estresse de componente como um resultado do processo de fabricação são também uma preocupação para os componentes que deverão ser funcionais sob condições extremas de funcionamento.
O processo de usinagem Extrude Hone ECM fornece soluções que lhe proporcionarão os resultados que você precisa, quando a precisão, consistência, tempo e qualidade forem fundamentais.
Usinagem eletroquímica é um método que acaba a superfície da peça de trabalho por meio de dissolução anódica de metal. A ferramenta de usinagem é o cátodo (-) que atua com uma corrente CC e na presença de um fluido de eletrólito para criar a reação anódica que remove material da superfície da peça de trabalho (+) de uma maneira precisa.
Como o processo ECM funciona:
- As transferências de solução de eletrólito carregam a lacuna entre o cátodo e a peça de trabalho, o que causa a transferência de elétrons a partir da peça de trabalho para remover material da superfície.
- A distância de separação entre o cátodo e a peça de trabalho é a chave para a regulação do processo de remoção de material.
- A forma do cátodo determina a forma final da peça de trabalho ou a impressão (imagiologia) colocada sobre a peça de trabalho.
- A velocidade de remoção de material é ditada pela corrente CC aplicada.
- A quantidade de material removida é definida pelas Leis de Faraday.
- O material removido durante o processo deve ser filtrado para fora da corrente de eletrólito, a fim de manter a qualidade do eletrólito constante no intervalo entre o cátodo e a peça de trabalho.